Para ajudar, preparamos um guia com os principais anúncios da empresa.
iOS 7 - chega em setembro
O destaque de ontem, claro, foi o iOS 7. A atualização é praticamente a reinvenção do sistema operacional móvel da empresa, já que muitas funcionalidades - e o layout inteiro - foram alteradas.
As principais novidades são: novo Safari; filtros nas fotos e nova forma de organização; central de controle que fica escondida na parte de baixo do aparelho e dá acesso a importantes ferramentas de sistema; interface especial voltada a carros que virão equipados com iOS; e disponibilidade do AirDrop, pelo qual se pode enviar arquivos a outras pessoas sem precisar de conexão física.
iTunes Radio - chega em setembro
O grande esperado do dia era o iRadio, e ele veio, mas com nome de iTunes Radio. É mesmo um serviço de streaming, lançado sob uma tática agressiva de conquista: um modo gratuito.
Se o usuário estiver disposto a ser interrompido por propagandas (como se estivesse ouvindo rádio), ele não pagará nada pelo serviço; caso isso incomode, basta gastar US$ 24,99 por ano assinando o iTunes Match.
MacBook Air - já está à venda
A nova geração de notebooks da Apple conta com um upgrade interessante na bateria, pois ela agora segura o computador ligado por um dia inteiro.
Isso só está disponível no Air de 13 polegadas, que tem 12 horas de autonomia. Mas o de 11 não fica mal com suas 9 horas.
Mac Pro - já está à venda
Este foi o aparelho que chamou atenção, já que foi totalmente redesenhado. O Mac Pro agora tem um formato cilíndrico que não lembra em nada um computador, mas que reduziu seu tamanho em 1/8.
Ele tem o dobro de desempenho de CPU em relação à versão anterior, assim como sua memória RAM. Também vem com porta Thunderbolt 2, que é duas vezes mais rápida que a anterior. E ele suporta vídeos em resolução 4K - o dobro da qualidade do FullHD.
OS X 10.9 Mavericks - chega em setembro
Grandes mudanças foram feitas no sistema operacional para Macs. O Finder ganhou abas, funcionando como se fosse um navegador; terá opção de tela cheia; e vai mostrar tags - você poderá categorizar os arquivos e, depois, encontrá-los rapidamente clicando na tag correspondente.
A Apple colocou o tão criticado Maps no sistema operacional de mesa, que passa a funcionar integrado ao iPhone. Você pode mandar a navegação de um aparelho para o outro. Além disso, o iBooks também chegou ao Mac.
AirPort Extreme - sem data brasileira
A estação de base de Wi-Fi da Apple ficou três vezes mais rápida porque adotou a tecnologia 802.11ac - nos Estados Unidos, consegue conexões de até 1.3 Gbps. A largura de banda também subiu e ele agora opera simultaneamente em duas frequências: 2,4 GHz e 5 GHz.
Além da performance, o novo AirPort também levou uma repaginada visual: ficou com apenas 168 milímetros de altura, ocupando 64% menos espaço que a versão anterior.
iWork na nuvem - chega até o fim do ano
Se a Microsoft seguiu o Google ao colocar ferramentas de trabalho disponíveis na nuvem, a Apple também poderia fazê-lo. Assim, a empresa da maçã colocou o iWorks para rodar em qualquer navegador, bastando acessar as aplicações pela iCloud.
O usuário pode criar e editar textos, planilhas e apresentações sem ter de instalar nada, basta escolher entre as aplicações Numbers, Pages ou Keynote. A Apple não informou se o valor para usar as ferramentas online será o mesmo cobrado a quem comprou pela versão software delas.
Design Award
A Apple sempre usa a WWDC para premiar os aplicativos que tiveram destaque nas suas plataformas. São seis categorias - sendo que uma na verdade é paga em forma de bolsas de estudos.
Os vencedores são WWF Together e Procreate (ambos para iPad); Badland, Yahoo! Weather, Letterpress e Ridiculous Fishing (iPhone e iPad); SkyGamblers: Storm Raiders e Evernote (iPhone, iPad e Mac); Coda 2 (Mac); Finish e Mosaic.io (Estudantes).
Os bolsistas foram Louis Harboe, de 17 anos, Brian Keller, 19, e Puck Meerbug, 13. Todos foram premiados por causa de aplicações que desenvolveram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário