O ex-diretor de tecnologia da rede norte-americana de departamento Sears, Phil Shelley, largou a companhia para se dedicar ao Big Data e, mais especificamente, a Hadoop, plataforma de código aberto para análise de dados. Segundo o Wall Street Journal, o executivo quer levar a boa experiência que teve com a tecnologia a outras corporações.
O empresário usou a plataforma na Sears para ajudar a empresa a coletar informações a partir de seus computadores mainframe. Ao rodá-la em servidores de baixo custo, a companhia foi capaz de reduzir o tempo de execução de algoritmos de preços de oito semanas para uma semana.
A pequena mudança gerou resultados positivos nos negócios da Sears. A rede conseguiu mais dinamismo na precificação e passou a oferecer ofertas personalizadas aos clientes que participam do programa de fidelidade da companhia.
A Nasa é outro exemplo. A agência espacial americana adotou o Hadoop para lidar com grandes volumes de dados em projetos como o Square Kilometer Array, de visualização do céu. Quando entrar em funcionamento, em 2024, o telescópio vai produzir 1 milhão de terabytes de dados por dia, segundo estimativas.
A plataforma aberta ganhou impulso como mecanismo para lidar com o conceito de Big Data em diversos segmentos, inclusive o corporativo. A tecnologia, criada em 2005 pelo Yahoo! para tratar dados não estruturados, é fomentada pela comunidade Apache e segue em constante desenvolvimento com a participação de grandes organizações do mercado como o próprio Yahoo!, Facebook, Google, IBM e Microsoft.
Comunicado importante
Queridos leitores venho informar que entre o por do sol de sexta-feira ao por do sol de sábado o Visão Eletrônico não ira postar suas matérias, nos baseamos com o que sita a Bíblia Sagrada em Êxodo 20:8-11.
"Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário